O que é Inteligência Emocional?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Podemos considerar um novo paradigma de inteligência que envolve um conjunto de habilidades emocionais. O termo foi desenvolvido originalmente pelos psicólogos Salovey e Mayer que definiram inteligência emocional como:

“[…] a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros” (SALOVEY; MAYER, 2000).

Domínios da IE segundo Salovey e Mayer:

Percepção das emoções – inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra;

Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;

Entender emoções – é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
Controle (e transformação) da emoção – constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

Daniel Goleman definiu como “[…] capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nossos relacionamentos” (GOLEMAN, 1995).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar