INTRODUÇÃO — Emoções no trânsito

O livro Educação Emocional no Trânsito: o medo e a raiva dos condutores é o resultado de uma década de estudos e pesquisas sobre o comportamento emocional dos condutores. De uma forma geral, tem o objetivo de alertar sobre os perigos da RAIVA e disseminar a cultura de PAZ NO TRÂNSITO, para uma sociedade que não é, mas ainda está incapaz de lidar com as emoções negativas no trânsito.

Quando buscamos uma análise mais apurada e científica, encontramos uma fonte de conhecimentos e ferramentas fundamentais para o aperfeiçoamento da Educação de todos os atores do trânsito, sejam eles os motociclistas, motoristas, ciclistas e pedestres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO I: Conhecendo as emoções

Os conhecimentos são divididos em três capítulos. Primeiramente o leitor compreende os mecanismos básicos do comportamento emocional no primeiro capítulo. Nesta etapa as emoções são descritas e analisadas sob um prisma científico, enfocando os aspectos cerebrais, mentais, fisiológicos e comportamentais. 

CAPÍTULO II: O medo e a raiva no trânsito

No segundo capítulo o autor introduz as emoções básicas de MEDO, RAIVA e TRISTEZA no ambiente conflituoso do trânsito e constrói um modelo de ciclo de emoções negativas que impactam o trânsito de forma ampla e disfuncional. A teoria propõe diversos cenários e scripts de interações conflituosas que acontecem de forma inconsciente entre os condutores presentes em trocas de faixas, ultrapassagens, entre outras manobras comuns do trânsito cotidiano. 

Para entender o fenômeno, o Professor Rodrigo Ramalho mergulhou na primeira infância dos seres humanos e encontrou as emoções inatas e aprendidas que se solidificam no comportamento operante das pessoas. Segundo Ramalho, o trânsito em sua complexidade apresenta situações específicas que detonam gatilhos de MEDO e RAIVA. Estes processos explicam a motivação de atitudes perigosas e até criminosas no trânsito brasileiro, além de abordar os conflitos urbanos conhecidos como ‘brigas de trânsito’. 

CAPÍTULO III: Educando as emoções para o trânsito

No terceiro e último capítulo o autor apresenta a solução para o problema. Claro que não se trata de uma fórmula mágica que resolve esta complexidade em três passos. Trata-se do primeiro passo em direção de um problema negligenciado pelas autoridades e por toda a sociedade que ainda não se engajou (efetivamente) em educar emocionalmente os condutores e prevenir a violência no trânsito.

Assista uma palestra completa de Educação Emocional no Trânsito no Congresso Nacional de Trânsito (AND).


>> Conceito de Educação Emocional no Trânsito

Com o conceito de Educação Emocional no Trânsito presente no terceiro e último capítulo ‘Educando as emoções para o trânsito’, o trabalho conclui sua saga em apresentar e descrever o problema, levantar hipóteses, testá-las e por fim, oferecer soluções viáveis para o problema identificado. Considero um ciclo perfeito porque tem começo, meio e fim. Acima de tudo, mostra o caminho para estancar a sangria que a RAIVA NO TRÂNSITO provoca com uma metodologia embasada em ricos recursos didáticos e motivacionais. Todo o legado de Educação Emocional no Trânsito, com certeza, já é uma nova era para condutores inteligentes no Brasil.

Osmar Martins, jornalista Correio da Bahia.


>> Lançamento do Livro Educação Emocional no Trânsito

O Livro Educação Emocional no Trânsito foi lançado oficialmente em Congressos Brasileiros de Trânsito. Nestas oportunidades especialistas e autoridades de trânsito tiveram a oportunidade de conhecer a primeira tiragem do livro. No presente momento, o Professor Rodrigo Ramalho está preparando a segunda edição ampliada da obra com o objetivo de apresentar um novo horizonte na Educação de Trânsito do Brasil. Se você deseja adquirir este livro, envie uma mensagem e entre na lista de espera para o Lançamento em 2024 da edição atualizada.

Contato: comunicacao@peetransito.com 

Conheça mais: Sinopse do livro