Olá, aqui é o Professor Rodrigo Ramalho escrevendo sobre as ‘Brigas de trânsito com os motociclistas’. Piloto sobre duas rodas há muitos anos, e posso garantir que um motociclista para se “manter vivo” no Brasil precisa aprender a ‘engolir sapo’.

Explico: veremos neste artigo como evitar discussões no trânsito que provocam brigas de trânsito.

Os motociclistas são os usuários (motorizados) do trânsito com mais vulnerabilidade à violência. O Brasil é o quinto país com maior número de mortes por acidentes de trânsito, com médias de 35.000 mortes por ano. Segundo o Ministério da Saúde, no período de março de 2020 a julho de 2021, foram registradas 308 mil internações em decorrência dos acidentes de trânsito em todo o Brasil. Mais da metade, 54% eram motociclistas. Os sinistros também geram lesões físicas incapacitantes e perdas econômicas para muitos motociclistas, que têm no meio de transporte o seu ganho de vida.

Outros dados mostram que a violência com motociclistas tem aumentado nos últimos anos em vários países, incluindo Brasil, Colômbia, México, Nigéria e Índia. O índice de violência só aumenta, por exemplo, entre 2005 e 2013, as mortes por violência no trânsito com motociclistas nos Estados Unidos aumentaram de 4.852 ocorrências para 6.726, um aumento de 38% (NHTSA, 2016).

>> O Medo e a Raiva sobre duas rodas

O medo de perder posições, disputas de faixas e ultrapassagens pode desencadear um comportamento agressivo? Sim, claro! Inclusive, eu gostaria de deixar clara a conexão que existe entre o MEDO e a RAIVA.

O MEDO de perder se transforma em raiva quando o outro condutor começa a disputar espaço com o motociclista. Outra forma onde o MEDO se transforma em RAIVA é quando o condutor não percebe a presença da motocicleta, e acaba avançando o carro sobre o motociclista, o que chamamos de “fechada” no trânsito. Essas situações são bem complicadas porque atinge o motociclista mesmo!

Aí neste caso, o medo presente (do motociclista) poderá ser o de não se machucar ou se ferir em um acidente, mas logo se transmuta para a RAIVA diante de uma ameaça real à sua vida, desencadeando uma forte tendência para a luta (isso é biológico, entende?).

 

Assista a este trecho da Palestra Brigas de trânsito com motociclistas e conheça mais sobre o ciclo de MEDO e RAVA no trânsito. Assista agora!

Quando o motociclista sofre essa tensão, uma descarga de RAIVA inicia, e o resultado a gente já sabe: discussão no trânsito, levando a uma briga de trânsito. Em muitas situações os motociclistas estão com a razão, pois o motorista estava distraído ou foi imprudente, e isso poderia custa à vida de um piloto.

O problema é quando o motociclista não aguenta ‘engolir sapo’. Se irrita, aí chama a atenção, xinga, protesta… São reações agressivas que vão detonar o gatilho da RAIVA no outro condutor, isso acontece porque a repreensão gera uma resposta de RAIVA. Principalmente porque a repreensão raramente é amigável, geralmente agressiva.

Já tomei muitas “fechadas” e aprendi a não reclamar quando isso acontece. Pelo contrário, quando estou pilotando, sempre dou um leve toque na buzina quando percebo que o motorista está distraído. Eu, na verdade, até consigo evitar as “fechadas”, pois me antecipo aos erros alheios, isso me ajudou muito a ser mais concentrado na pilotagem, fica a dica.

 

Nas manchetes dos jornais, vemos a crescente escalada das brigas de trânsito com motociclistas. Observe que neste episódio, tudo começa com uma fechada e se desenrola para uma ação criminosa. 


>> Educação Emocional para motociclistas

 

Aprender a ‘engolir sapo’ é ser covarde e não reivindicar o seu direito (de estar certo e reclamar)? A final a distração dos condutores pode provocar um acidente grave para o motociclista. O Problema está aí! Os condutores se distraem o tempo todo, isso sempre acontecerá, então ficar reclamando com todo mundo que se distrai pode ser uma jornada inútil e desgastante. Já ouviu o ditado: prefiro paz do que razão?

>> Motociclista inteligente (emocionalmente)

Seja um motociclista inteligente. Um motociclista inteligente consegue manter o foco no seu trajeto e objetivo. Não deixa o erro de outro condutor interferir no seu comportamento. Um motociclista inteligente sempre releva o erro do outro porque sabe que também ‘vacila’. Inteligentes motociclistas são assim, focados, concentrados e inabaláveis. Quer ser assim? Forte, superior, engajado?

Me segue e coloca na prática essa lição: motociclistas inteligentes não perdem tempo com discussão!

Te aguardo no próximo post.

Abraços,

Professor Rodrigo Ramalho