Palestra de Educação Emocional no Trânsito

PALESTRA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO

A RAIVA NO TRÂNSITO

Assista à palestra de Educação Emocional no Trânsito no Congresso Brasileiro da Associação Nacional de Detrans (AND 2015).  Nestes trechos selecionados da apresentação você confere pontos centrais da metodologia proposta pelo Professor Rodrigo Ramalho, pesquisador e autor do conceito e livro ‘Educação Emocional no Trânsito: o medo e a raiva dos condutores’. Neste primeiro trecho assista a impactantes cenas de ataques de fúria dos condutores e veja como o descontrole da RAIVA promove comportamentos destrutivos e até criminosos no trânsito do Brasil. 

PALESTRA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO – PARTE I

Observe no vídeo que as emoções são apresentadas a partir de uma perspectiva biológica e funcional. ‘Emoção’ do latim (emovere) significa: movimento. Seu princípio é promover condutas adequadas de (movimentos) para a sobrevivência, este mecanismo de defesa existe para os animais poderem atacar ou fugir quando mais conveniente para a situação. No MEDO o movimento é de fuga ou paralisação. Na RAIVA a tendência do movimento é o ataque. Neste trecho da palestra o autor descreve como o ambiente competitivo do trânsito consegue gerar estímulos que detonam gatilhos de RAIVA nos condutores. Quando isso acontece, a tendência do comportamento é a agressividade, na prática, se traduz em episódios de extrema de violência no trânsito.

Flagrante de briga de trânsito: agressões se tornam cada vez mais comuns no trânsito do Brasil.

A sequência de flagrantes entoados por O Fortuna, Carmina Murana’ causou um impacto psicológico no público presente naquele momento. Mas foi importante para o evento porque tratou de forma realista, uma nova categoria de problemas urbanos: as brigas de trânsito. Um fenômeno psicossocial que vem causando diversos prejuízos de ordem material, psicológica e física à sociedade. São ocorrências imprevisíveis que vão desde discussões, podendo passar por agressões e até culminar em trágicos homicídios no trânsito. Um dos principais objetivos do autor é chamar atenção para este problema que cresce de forma acelerada em todo o país, desde as zonas rurais até os grandes centros, as brigas de trânsito estão se tornando cada vez mais banais.

PALESTRA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO – PARTE II

Neste trecho da palestra o autor demonstra que na complexidade do comportamento humano existem fatores aprendidos socialmente. Para tanto, apresenta o experimento de Bandura onde uma criança aprende comportamentos agressivos a partir da observação. Não obstante, a ‘cultura de violência’ presente no inconsciente coletivo da sociedade se manifesta em desenhos animados, esportes e games cada vez mais violentos. Esta cultura de violência também alimenta a RAIVA no trânsito porque, este é mais uma manifestação da cultura e da sociedade onde todos os atores sociais interagem.

PALESTRA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO – PARTE III

Assista nesta parte da apresentação outro aspecto das emoções no trânsito: o fator emocional e a causa de acidentes. O medo do tempo pode promover comportamentos de excesso de velocidade. Neste caso, o autor utiliza uma impactante campanha internacional de trânsito para ilustrar como o excesso de velocidade está arraigado em impulsos de pressa e aceleração internos do indivíduo, mas que também pairam no inconsciente (e cultura) de uma sociedade que ‘vive na velocidade da luz’. Destaque ainda para uma nova geração de jovens extremamente apressados e intolerantes, frutos de uma cultura de velocidade e imediatismo. 

PALESTRA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO – PARTE IV

Na última etapa dessa jornada o autor traz elementos da Educação Emocional no Trânsito como uma ferramenta inovadora para educar as emoções dos condutores. São habilidades emocionais que ainda não aprendemos a desenvolver na escola, muito menos na autoescola. Isso porque as emoções ainda são tratadas de forma secundária. Não estão no centro das políticas de educação formal e muito menos integram a formação dos condutores. A Educação Emocional no Trânsito se apresenta como uma matéria fundamental para a formação e conscientização de todos os usuários do trânsito, mas esse objetivo continua longe de se concretizar até que toda a sociedade conheça a real importância destes ensinamentos propostos. Conheça a Educação Emocional no Trânsito e contribua para que nossas vias sejam mais pacíficas e seguras.

ASSISTA MAIS VÍDEOS SOBRE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO TRÂNSITO

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE AGORA!