Olá, aqui é o Professor Rodrigo Ramalho e gostaria de trazer o conceito de Inteligência Emocional de forma simples e objetiva.

Inteligência Emocional (IE) é um conceito proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, em 1995, por Daniel Goleman. Este conceito se refere à capacidade de compreender, entender e administrar os diversos níveis de sentimentos de si mesmo e dos outros. Envolve capacidades em áreas como autoconsciência, autocontrole, bem como competências interpessoais e motivacionais.

A Inteligência Emocional apresenta cinco componentes principais: autoconsciência, autoconfiança, empatia, gerenciamento de mudanças e consciência das emoções. Esses componentes, quando integrados, permitem aos indivíduos um melhor desempenho emocional em diversas situações, sejam elas sociais ou pessoais.

Os autores da (IE) acreditam que as habilidades emocionais são tão importantes quanto as habilidades intelectuais, e que as pessoas com elevada inteligência emocional são mais produtivas e têm mais sucesso em todas as áreas da vida.