Olá, aqui é o Professor Rodrigo Ramalho e neste post darei 5 dicas sobre conscientização em ações educativas para Palestra Maio Amarelo. A número 4 é uma das mais importantes. Confira!
Assista uma palestra de Educação Emocional no Trânsito completa!
O que é o Maio Amarelo?
O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trânsito. A iniciativa da campanha surgiu em 2013 e, desde então, tem sido promovida anualmente com a colaboração de toda a sociedade civil.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos graves em acidentes de trânsito no país. A campanha também visa estimular ações de prevenção por parte da população, como o uso de equipamentos de segurança e a adoção de comportamentos seguros ao dirigir.
Analisando a comunicação do Movimento de Palestra Maio Amarelo, e podemos identificar a diversidade em seu discurso, pois as campanhas oficiais conseguem alcançar TODOS os atores sociais do trânsito, do pedestre até o motorista profissional de carga.
Acidentes de trânsito no Brasil e no mundo

Estima-se que aproximadamente 1,25 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo o mundo a cada ano, sendo motociclistas a categoria de usuários de veículos mais vulnerável a morte e ferimentos (Organização Mundial da Saúde, 2018).
O Brasil é o sexto país com maior número de mortes por acidentes de trânsito, com 35.000 mortes por ano. Diante dessa realidade, as diversas instituições (públicas e privadas) têm o dever de promover conscientização para os seus colaboradores sobre os riscos e as consequências dos acidentes. Somente através do conhecimento e conscientização dos condutores é que iremos alcançar um trânsito mais seguro para todos.
A Palestra Maio Amarelo é uma excelente oportunidade para realizar campanhas, e demais ações de conscientização.
Como promover palestra no Maio Amarelo?

Agora que já conhecemos um pouco da realidade do trânsito, seguem algumas dicas para você promover palestra Maio Amarelo e contribuir para condutores mais conscientes e seguros:
1. Estabeleça um objetivo para a palestra. Considere quais informações e/ou conhecimentos você deseja que seus funcionários adquiram ao final da palestra. Isso é muito importante, é a fase inicial de planejamento;
2. Utilize os recursos da sua empresa para divulgar campanhas em apoio ao Maio Amarelo. Isso inclui o envio de e-mails ou mensagens de texto, além de postagens nas redes sociais. Envie convites digitais. Se possível, personalize o convite com o nome da pessoa convidada para gerar mais interesse!
3. Contrate palestrantes, que sejam reconhecidos pelo seu público. Isso ajudará a gerar mais interesse na palestra. Mas não deixe de confeccionar um contrato e realizar uma entrevista para ter certeza da qualidade do serviço;
4. Ofereça brindes aos participantes. Isso também ajuda na interação dos convidados. Ofereça recompensas ou prêmios aos colaboradores que participarem da palestra. Isso ajudará a incentivar a participação;
5. Por último, mas não menos importante, incentive a discussão. Peça aos participantes que compartilhem suas opiniões e experiências para a palestra ser mais dinâmica e envolvente.
Assista à palestra MAIO AMARELO USP 2019
Toda a sociedade é responsável pela prevenção dos acidentes de trânsito. Seja o condutor, o motociclista, o pedestre, o governo ou as empresas. Portanto, vamos juntos contribuir para um trânsito mais seguro em nosso país.
Curtiu esse post? Compartilha! Mas acima de tudo: faça a sua parte no Maio Amarelo.
Professor Rodrigo Ramalho

