Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Programa de Educação Emocional no Trânsito – PEET é um sistema integrado de Educação Emocional aplicado para a prevenção das infrações, dos acidentes, dos conflitos e da diminuição da qualidade de vida dos condutores no trânsito.

Conceito de Educação Emocional

Fundamentos teóricos: neurociência; psicologia cognitiva; inteligência emocional; biopsicologia; análise transacional; neurolinguística; educação emocional; neuropsicologia; sociologia; psicologia social;

A tecnologia foi desenvolvida a partir do estudo sistemático do comportamento emocional dos condutores organizado na obra intitulada: “Educação Emocional no Trânsito: o medo e raiva dos condutores”. Conheça o livro.

Objetivo

Educação de Trânsito no Brasil, antigos conceitos.

Nas últimas décadas, os acidentes de trânsito se transformaram em problemas de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde aponta que 12% das causas de acidentes estão relacionadas com as vias, 8% com falhas mecânicas. E 80% são de natureza humana.

Então, será que, quando nos olhamos no espelho, vemos a imagem refletida do nosso maior inimigo no trânsito?

O fato é que apesar dos altos investimentos em campanhas de prevenção de acidentes e com advento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o índice de acidentes e conflitos ainda é muito preocupante. Algumas campanhas são contundentes, mas sempre estão falando em cinto de segurança, uso indevido do celular, velocidade excessiva, álcool e direção. Mas onde está o investimento no comportamento do condutor, o cérebro da máquina?

É evidente que alguma coisa está errada. O governo gasta milhões em campanhas de educação e arrecada outros muitos com multas que punem os infratores do trânsito. Mas estas medidas parecem não criar ressonância, não conseguem alcançar os objetivos e são insuficientes na medida em que trabalham o condutor em seus aspectos puramente cognitivos e racionais.

Inspirada em estudos teóricos e experimentais, nossa pesquisa conclui que os comportamentos inadequados no trânsito possuem raízes emocionais. O condutor já tem a consciência de que o comportamento inseguro provoca infrações e acidentes. Mas, então, porque mesmo assim o faz?

Pretendemos provar que, no trânsito, mesmo utilizando toda a razão, o que nos move é a emoção. O condutor sente crescer dentro de si um “gigante” chamado raiva ante as muitas frustrações que o trânsito apresenta e expressa a agressividade com o veículo como extensão do próprio comportamento emocional. Seria a buzina a extensão da voz no momento em que o condutor tenta gritar?

É como se homem e máquina fossem um só. O automóvel é um instrumento que anima e dá vida à raiva do condutor que atua com fechadas, buzinas etc. Depois, segue em frente o seu percurso na via. Anônimo, como mais um monstro vestido na armadura de lata: o homem e a máquina.

Neste trabalho, o foco é educar as emoções dos condutores no trânsito, pois parece que ainda não há este interesse. Desenvolvemos, então, uma estratégia educacional para o condutor antes tratado como “condutor racional”. Agora, ele deverá ser educado como “condutor emocional e racional”.

Razão e Emoção, enfim juntas!

O Programa utiliza ferramentas para promover o seu objetivo:
– Realiza palestras, cursos e workshops;
– Divulga papers, artigos e conhecimentos para a sociedade;
– Promove campanhas educativas de conscientização;
– Desenvolve material didático;
– Executa consultoria para instituições públicas e privadas;

Responsável técnico: Professor Rodrigo Ramalho. Sobre o autor, entrevistas, livro.

Linha temporal de pesquisa: (2000-2016)

Ano de fundação do Programa: 19 de março de 2009, evento realizado no auditório da faculdade Castro Alves, pioneira na aplicação de Educação Emocional no Brasil. Registro: Evento de lançamento. Registro do evento de Lançamento PEET.

Número de pessoas conscientizadas pela tecnologia PEET: 5000 espectadores aproximadamente em 7 anos de execução de atividades educacionais aplicadas para a 1ª habilitação, seminários, congressos, condutores profissionais, motoristas de veículos de emergência e educadores da área de trânsito, transporte e comportamento.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.