Palestra: Crimes de trânsito

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

SITUAÇÃO X: Você segue com seu veículo por uma via com velocidade (um pouco) superior à máxima permitida para o local. De repente, um ciclista avança e atravessa em uma faixa de pedestres sem sinalização semafórica. Em seguida, você reage e pisa no freio, mas o acidente é inevitável! O ciclista infelizmente entra em óbito por causa do acidente.

PERGUNTAS: Neste caso, o que você deve fazer?
Se houver risco de um linchamento, como proceder?
Você responde na justiça por um crime culposo ou doloso?
Como a teoria do Dolo eventual e a Culpa consciente são interpretadas em acidentes automobilísticos?

RESPOSTA: Depende. Nesta apresentação o autor esclarece os pontos principais da responsabilidade civil e criminal dos acidentes automobilísticos com simulações e estudos de casos verídicos de repercussão nacional.

Estes exemplos serão a base para a mudança de comportamento, pois os espectadores poderão perceber que qualquer pessoa pode se envolver em um acidente com vítima. Mas saberão quais comportamentos deverão adotar para evitar situações em que o os crimes de trânsito estão configurados.

Apesar de muitos acidentes serem difíceis de evitar (muitos são inevitáveis), existem técnicas preventivas que evitam ou diminuem as consequências de acidentes com danos (materiais e físicos). Nesta palestra o autor apresenta as situações de tráfego mais perigosas (catalogadas em estatísticas) para acidentes com vítimas nos últimos cinco anos em todo o Brasil. Estes dados envolvem cruzamentos, interseções, ultrapassagens e outras combinações previsíveis de riscos.

Pode acontecer com você!

Tópicos especiais disponíveis para compor a apresentação ideal:

  • Como obter provas para defesa em caso de acidente envolvendo vítimas?
  • Técnicas básicas de arrolamento de testemunhas e provas materiais;
  • As situações de tráfego mais perigosas para acidentes de natureza grave com vítimas: cruzamentos, colisões frontais e outras combinações de comportamentos agravantes para as penas previstas no CTB e CP;
  • Dúvidas e mitos sobre a Lei Seca (11.705): álcool, direção e os acidentes;
  • Seminário sobre excesso de velocidade: como as perícias de acidentes podem estimar a velocidade média do veículo no momento do acidente.

As consequências dos acidentes que envolvem vítimas não se limitam às indenizações (danos materiais). Atualmente 16 pessoas cumprem pena de reclusão de liberdade no Brasil por Crimes de Trânsito.

Escolha a categoria: motocicletas; com veículos pesados; veículos leves.

Motoristas profissionais

Os motoristas profissionais enfrentam uma série de desafios e obstáculos no exercício de suas funções. A apresentação faz uma abordagem a respeito destes fatores e sua relação com acidentes e suas consequências para os motoristas e motociclistas profissionais.

Embora o Código de Trânsito Brasileiro não considere os Crimes de Trânsito como “Dolosos” e que as punições para homicídio ainda sejam abrandadas pelos Juizados Especiais – que somente deferem condenações de penas alternativas – existem uma série de fatores que podem configurar a Teoria do Dolo Eventual e a Culpa Consciente. Isto significa que em muitos casos, os pilotos e condutores são julgados pelo Código penal com cumprimento de reclusão de liberdade no cometimento de homicídio e outros crimes de trânsito.

Para que os participantes estejam plenamente conscientes de seus deveres e direitos, inclusive dos aspectos civis e criminais dos acidentes automobilísticos, o professor Rodrigo Ramalho, mergulha na Lei 12. 971/14 e Instrui, alerta e conscientiza para as novas regras que envolvem os Crimes de trânsito no Código de Trânsito Brasileiro. A partir deste ponto, todos poderão refletir a respeito de suas condutas e nos cuidados com o transporte de vidas no trânsito e nas rodovias.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Compartilhar