peetransito - O Portal da Educação Emocional no Trânsito

Palestras de segurança no trânsito

Palestras de legislação de trânsito

Palestras de educação no trânsito

Palestras de Motociclismo consciente

Palestras motivacionais de segurança

Palestras para SIPAT

Palestras de Meio Ambiente e sustentabilidade

Palestrante de segurança no trânsito

Palestrante de legislação de trânsito

Palestrante de educação no trânsito

Palestrante de Motociclismo consciente

Palestrante motivacionais de segurança

Palestrante para SIPAT

Palestrante de Meio Ambiente e sustentabilidade

Palestras Motivacionais

Palestrante SIPAT

Pesquisa aponta que existem apenas quatro emoções básicas

Cientistas acreditam haver seis emoções, mas um novo estudo, feito em uma universidade em Glasgow, sugere que há apenas felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo

Por: Rodrigo Capelo

Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six. Qualquer homem no mundo as demonstra com expressões faciais quando as sente, não tem jeito. Mas, na verdade, podem ser apenas quatro. Uma nova pesquisa feita pelo Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, publicado esta semana no Current Biology, sugere que medo e surpresa e raiva e nojo são sentimentos tão parecidos que podem ser interpretados como um só.

Os cientistas escoceses observaram as expressões faciais e as emoções que as causam, ao mostrar para pessoas algumas animações. Os sujeitos tinham de fazer caretas de acordo com cada uma das seis emoções básicas. O que eles perceberam, então, é que as expressões de raiva e nojo são muito parecidas em seus primeiros estágios, ambas fazem com que a pessoa enrugue o nariz. Assim como medo e surpresa, que a fazem erguer as sombrancelhas.

O que os pesquisadores querem dizer é que há uma diferença por razões sociais entre medo e surpresa e raiva e nojo, mas, biologicamente, essas quatro emoções são somente duas.

Seriam, então, quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais. Há, claro, diferenças entre os que foram fundidos, mas elas são sociais.

Fonte: gq.globo.com