Olá, aqui é o Professor Rodrigo Ramalho e gostaria de trazer o conceito de Educação Emocional de forma simples e objetiva.

Como já sabemos, a Inteligência Emocional (IE) é um conceito que se refere à capacidade de compreender, entender e administrar os sentimentos de si mesmo e dos outros. A expressão Educação Emocional (EE) foi difundida principalmente pelo psicoterapeuta e escritor Claude Michel Steiner em seu livro: “Educação Emocional: um programa personalizado para desenvolver sua inteligência emocional”.

O conceito de EE evoluiu do treinamento proposto por Steiner de Alfabetização Emocional, que busca ensinar às pessoas as seguintes habilidades:

“A alfabetização emocional é composta pela capacidade de entender suas emoções, a capacidade de ouvir os outros e ter empatia com suas emoções e a capacidade de expressar emoções produtivamente. Ser alfabetizado emocionalmente é conseguir lidar com as emoções de uma maneira que melhora seu poder pessoal e melhora a qualidade de vida ao seu redor. A alfabetização emocional melhora os relacionamentos, cria possibilidades amorosas entre as pessoas, possibilita o trabalho cooperativo e facilita o sentimento de comunidade”. (STEINER, 1998).

Portanto, podemos concluir que a Inteligência Emocional é o resultado esperado no processo de Educação Emocional. A Educação Emocional é caminho didático que leva a excelência emocional dos indivíduos. Nós pesquisadores que seguimos a trilha de Steiner e seus precursores como Eric Berne, acreditamos que o ser humano pode desenvolver habilidades emocionais através de um processo educacional que gradativamente melhora as relações intrapessoais e sociais.

Educação Emocional no Trânsito

Estas habilidades emocionais podem ser aplicadas a diferentes objetos e ambientes, já que existe a inteligência emocional aplicada ao trabalho, à família e na escola. A abordagem da minha pesquisa é direcionada para o trânsito. Isto significa que os condutores podem e devem se educar para o trânsito emocionalmente, pois esta habilidade consegue prevenir acidentes e conflitos cada vez mais presentes, embora este treinamento não exista (ainda) nas autoescolas.

Leia também: O que é Educação Emocional no Trânsito?

Fonte: STEINER, Claude M. Educação Emocional. Um programa personalizado para desenvolver sua inteligência emocional. 8. ed. Trad. Terezinha Batista dos Santos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.